child-559415

Aprendendo a comer sozinho

É importante estimular a criança a se alimentar sozinha, pois este é o primeiro passo para a conquista da independência infantil. Comida no rosto e no cabelo do bebê é absolutamente normal nesta fase, por isso esteja preparada.

Entre o sétimo e o oitavo mês de vida, o bebê estará demonstrando vontade de se alimentar sozinho, mas ainda não tem coordenação suficiente e irá se atrapalhar um pouco. Nesse caso, a mãe deve alimentá-lo mais deixando a vontade para brincar com a comida. Deixe sempre a mão um pano para limpeza da criança.

Ofereça alimentos em pedaços fáceis de pegar com a mão para que a criança se sinta mais confiante.

Num primeiro momento a comida deve ser oferecida com a colher. Em seguida, deixe-o ajudar, mas continue alimentando-o. Ele poderá ficar tão entusiasmado, mexendo com a comida e pondo-a na boca, que pode se desinteressar pelo alimento que você oferece com a colher, mas se ainda estiver com fome vai demonstrar, com o choro. Nesse caso ofereça mais colheradas, caso contrário deixe que ele fique treinando. O fato do bebê sentir que pode fazer sozinho é muito importante para ele.

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *